Buscar

Instagram: Como perder a vergonha de falar nos Stories.

Falar em público é uma coisa que envergonha boa parte das pessoas, isso pode ocorrer por medo de julgamentos ou falta de confiança, por exemplo.

Mesmo que falar nos stories não seja uma tarefa fácil, acaba por ser uma tarefa importante para casos específicos. Em alguns casos, é possível estabelecer boa comunicação com o público mesmo com ausência de uma pessoa falando, porém, há casos que é absolutamente importante uma comunicação direta através da fala.


Pensando nessa necessidade, aqui vão 5 dicas para perder a vergonha de falar nos Stories do Instagram.





  1. Anote tudo que for falar

Anotar o que vai ser falado é uma das coisas que mais vai te ajudar. Quando você escreve algo que está pensando em falar, já está automaticamente lendo e isso facilita a memorização e, posteriormente, a fala na hora da gravação do story. Além disso, tendo tudo anotado, você pode definir uma cronologia e não se perder na ordem em que for falando.


2. Treine sozinho


Essa dica é a que eu mais usei e uso até hoje, foi também a que mais me ajudou e continua me ajudando. Mas como assim treinar sozinho?

Depois que você anotar as coisas da qual quer falar, vai precisar treinar para conseguir passar a mensagem da forma mais clara possível. Eu tenho costume de treinar no banho, porque assim ninguém me ouve e posso fingir que estou de fato contando para alguém. Você pode adaptar isso para o momento e ambiente que se sentir mais confortável, pode ser antes de dormir, enquanto está indo para o trabalho ou quando acordar. O que importa é ter a prática de treinar, aos poucos vai notar como sua oratória melhora e se torna mais natural gravar.


3. Comece nos melhores amigos


Os dois primeiros passos são extremamente importantes para que esse funcione bem. Depois de já ficar craque falando consigo mesmo em momentos que estiver confortável, é hora de expandir para as pessoas mais próximas de você. Deixe nos seus melhores amigos do Instagram somente aqueles em quem você confia e sabe que vão te apoiar, não importa se restar somente um. Comece a reproduzir as coisas que treinou para seus melhores amigos, procure falar com naturalidade, como se fosse uma conversa com seus amigos, porque é.


4. Não se preocupe com pequenos erros


Muita gente consegue fazer os três primeiros passos, mas falham na hora de falar com todos porque focam demais em coisas pequenas. Nos stories, as pessoas buscam por identificação, buscam por pessoas que sejam naturais, e isso envolve erros também. Ter pequenos erros de fala, troca de palavras e coisas que não afetem a mensagem principal do vídeo são totalmente normais, inclusive são importantes para que as pessoas percebam naturalidade em você.


5. Grave vários stories por dia


Você estar sempre produzindo conteúdo é muito importante. Lembra do ditado: "A prática leva à perfeição"? Ele resume bem como superar a vergonha de produzir conteúdo e gravar stories. Procure gravar stories falando todos os dias, pratique em vários ambientes, horários e estados de humor, isso vai gerar em você uma dominância sobre sua própria fala, e então vai conseguir gravar stories em qualquer lugar, sem se preocupar com as pessoas ao redor, os julgamentos ou medos que antes te afetavam.



As dicas citadas aqui podem ser aplicadas para outras áreas, porém devem ser adaptadas para o novo ambiente em questão.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo